Cic.Eja
Olá pessoal,
Eu criei um blog para aulas de estudos amazônicos com a professora Verônica visitem e deem sujestões, ok .
Click ====>>>>> SALADE-AULA
Cic.Eja
Olá pessoal.
Estou um pouco ocupado preparando um curso de blog para meus alunos, mais assim que terminar postarei todo o material aqui pra vcs darem uma olhadinha ok
abraços
Cic.Eja

Violência Escolar


Por: VIVIANE AVELINO MARCELOS


A VIOLÊNCIA ESCOLAR






A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas . É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história .




A definição de violência  se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.  Neste sentido  Aida    Monteiro  se expressa " entendemos a violência, enquanto ausência e desrespeito aos direitos do outro"[1].  No estudo realizado pela autora em uma escola, buscou-se perceber a concepção de violência dada pelo corpo docente e discente da instituição.




Para o  corpo discente " violência representa agressão física, simbolizada pelo estupro, brigas em família e também a falta de respeito entre as pessoas ". Enquanto que para o corpo docente " a violência, enquanto descumprimento das leis e da falta de condições materiais da população, associando a violência à miséria, à exclusão social e ao desrespeito ao cidadão" .




É importante refletirmos a diferença entre agressividade, crime e violência.




A  agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja , o indivíduo  que é vítima de violência constante têm dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites  porque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar.  O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento.  Ele possui "os padrões de educação contrários às normas de convivência e respeito para com o outro ." ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)   A construção da paz vem se apresentando em diversas áreas e mostra que o impulso agressivo é tão inerente à natureza humana quanto o impulso amoroso; portanto é necessária a canalização daquele para fins construtivos, ou seja, a indignação é aceita porém deve ser utilizada de uma maneira produtiva.




O crime é uma tipificação social e portanto definido socialmente é uma rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos. " Não reprovamos o ato porque é criminoso. É criminoso porque o reprovamos"(Émile Durkheim).




Violência pode ser também “uma reação conseqüente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetida” LEVISKY (1995) apud  DIAS;ZENAIDE(2003)






 Tipos de violência








A violência que as crianças e os adolescentes exercem , é antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et al.(1989). A criança reflete na escola as frustrações do seu dia-a- dia.




É neste contexto que destacamos os tipos de violência praticados dentro da escola .




·         Violência contra o patrimônio - é a violência praticada contra a parte física da escola. " É contra a própria construção que se voltam os pré-adolescentes e os adolescentes , obrigados que são a passar neste local oito ou nove horas por dia." COLOMBIER et al.(1989)




·         Violência doméstica - é a violência praticada por familiares ou pessoas ligadas diretamente ao convívio diário do adolescente.




·         Violência simbólica - É a violência que a escola exerce sobre o aluno quando o anula da capacidade de pensar e o torna um ser capaz somente de reproduzir. " A violência simbólica é a mais difícil de ser percebida ... porque é exercida pela sociedade quando esta não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho, quando não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer; quando as escolas impõem conteúdos destituídos de interesse e de significado para a vida dos alunos; ou quando os professores se recusam a proporcionar explicações suficientes , abandonando os estudantes à sua própria sorte , desvalorizando-os com palavras e atitudes de desmerecimento".  (ABRAMOVAY ; RUA , 2002, p.335) a violência simbólica também pode ser contra o professor quando este  é agredido em seu trabalho pela indiferença e desinteresse do aluno. ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)




·         Violência física -  "Brigar , bater, matar, suicidar, estuprar, roubar, assaltar, tiroteio, espancar, pancadaria, neguinho sangrando, Ter guerra com alguém,  andar armado e, também participar das atividades das guangues " ABRAMOVAY et al. (1999)






Os fatores que levam os jovens a praticar atos violentos








São inúmeros os fatores que podem levar uma criança ou um adolescente a um ato delitivo,  a seguir,  abordaremos os que acreditamos serem os mais relevantes .




A desigualdade social é um dos fatores que levam um jovem a cometer atos violentos.  A situação de carência absoluta de condições básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a  pobreza seria  geradora de personalidades desruptivas.  " A partir desse ... de estar numa posição secundária na sociedade e de possuir menos possibilidades de trabalho, estudo e consumo, porque além de serem pobres se sentem maltratados, vistos como diferentes e inferiores. Por essa razão, as percepções que têm sobre os jovens endinheirados são muito violentas e repletas de ódio..." ABRAMOVAY et al. (1999)  é uma forma de castigar  à sociedade que não lhe dá oportunidades.            




A influência de grupos de referência  de valores , crenças e formas de comportamento  seria também uma motivação do jovem para cometer crimes.




" o motivo pelo qual os jovens...aderem às gangues é a busca de respostas para suas necessidades humanas básicas, como o sentimento de pertencimento, uma maior identidade, auto-estima e proteção, e a gangue parece ser uma solução para os seus problemas a curto prazo" ABRAMOVAY et al. (1999), assim,  o infrator se sente protegido por um grupo no qual tem confiança.  " Valores como solidariedade, humildade, companheirismo,  respeito, tolerância são pouco estimulados nas práticas de convivência social, quer seja na família, na escola, no trabalho ou em locais de lazer. A inexistência dessas práticas dão lugar ao individualismo, à lei do mais forte, à necessidade de se levar vantagem em tudo, e daí a brutalidade e a intolerância", (MONTEIRO,2003)  a  influência das guangues que se aliam  ao fracasso da família e da escola. A educação tolerante e permissiva não leva a ética na família. Os pais educam seus filhos e estes crescem achando que podem tudo.




É dentro das  guangues ou das quadrilhas como se refere Alba Zaluar que os jovens provam sua audácia , desafiam o medo da morte e da prisão. É  uma subcultura criminosa marcada pela atuação masculina(ZALUAR, 1992, p.27).




            O indivíduo enfrenta uma  grande oferta de oportunidades:  o uso de drogas, uso de bebidas alcoólicas, uso da arma de fogo aliada a inexistência do controle da polícia , da família e comunidade tornam o indivíduo motivado a concluir o ato delitivo.  " Carências afetivas e causas sócio-econômicas ou culturais certamente aí se misturam, para desembocar nestas atitudes" . (COLOMBIER,1989,p.35) . " A Disponibilidade  de armas de fogo e as mudanças que isso impõe às comunidades conflituosas, contribuindo para o aumento do caráter mortal dos conflitos nas escolas " ABRAMOVAY ; RUA




 ( 2002, p.73) " a falta de policiamento agrava a situação na medida em que a polícia pode ser sinônimo de segurança e ordem" ABRAMOVAY ; RUA ( 2002, p.337)




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS






ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças - Violência nas escolas. Ed.Unesco, doações institucionais.






ABRAMOVAY, Miriam ; et alli - Guangues , galeras, chegados e rappers. RJ, Ed. Garamond , 1999.








COLOMBIER,Claire; MANGEL,Gilbert; PERDRIAULT,Marguerite . A violência na escola. São Paulo, Ed.Summus,1989.








      GUIMARÃES, Eloisa. Escola, Galeras e Narcotráfico. Ed. UFRJ.








SILVA,Aida Maria Monteiro. EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: qual o papel da escola?  www.dhnet.org.br/inedex.htm, 2002






SILVA,Aida Maria Monteiro. A VIOLÊNCIA NA ESCOLA : A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. www.dhnet.org.br/inedex.htm, 2002








ZALUAR, Alba (org).  Violência e educação. São Paulo, Cortez editora, 1992














[1] Aida SILVA , EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA:

qual o papel da escola
?  www.dhnet.org.br/inedex.htm, 10/01/2003






Perfil do Autor


Pedagoga/Criminóloga da Comumviver – Escola especializada

Professora da Rede Estadual MG – Escola especializada

Diretora Pedagógica – Colégio SEAL BH/MG –Ensino Regular/inclusivo

(Artigonal SC #729041)


Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/violencia-escolar-729041.html

Cic.Eja
vejam este arquivo
Cic.Eja
Cic.Eja
Cic.Eja
Cic.Eja
Cic.Eja
ESTE VIDEO, É PARA REFLETIRMOS EM NOSSAS AÇÕES PEDAGOGICAS.


Cic.Eja
Cic.Eja
Cic.Eja


Otimismo
A Lição do Bambu

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, Mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.

Um escritor americano escreveu:

"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês":

você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento,e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.

Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegaráe, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos,de nossos sonhos... especialmente no nosso trabalho, (que é sempre um grande projeto em nossas vidas)



É que devemos lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Tenha sempre dois hábitos:

Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os sonhos!!!

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

Autor desconhecido
Cic.Eja



Ei,,, esta minha cidade tem tantos encantos, eu amo Marabá, ainda mais vendo uma imagem desta...
você não acha?
Cic.Eja

OLA, ESTÁ AE AS TABELAS DOS JOGOS PARA AJUDAR NO TRABALHO COM OS ALUNOS, MAIS TARDE COLOCAREI OUTRAS ATIVIDADES QUE USAREMOS ESSA TABELA

* Horário de Brasília

Grupo A


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 África do Sul - BandeiraÁfrica do Sul 0 0 0 0 0 0 0 0
1 México - BandeiraMéxico 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Uruguai - BandeiraUruguai 0 0 0 0 0 0 0 0
1 França - BandeiraFrança 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
11/06/2010 11h00 Johanesburgo África do Sul Bandeira - África do Sul x Bandeira - México México
11/06/2010 15h30 Cidade do Cabo Uruguai Bandeira - Uruguai x Bandeira - França França
16/06/2010 15h30 Pretória África do Sul Bandeira - África do Sul x Bandeira - Uruguai Uruguai
17/06/2010 15h30 Polokwane França Bandeira - França x Bandeira - México México
22/06/2010 11h00 Rustenburg México Bandeira - México x Bandeira - Uruguai Uruguai
22/06/2010 11h00 Bloemfontein França Bandeira - França x Bandeira - África do Sul África do Sul

Grupo B


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Argentina - BandeiraArgentina 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Nigéria - BandeiraNigéria 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Coreia do Sul - BandeiraCoreia do Sul 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Grécia - BandeiraGrécia 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
12/06/2010 8h30 Port Elizabeth Coreia do Sul Bandeira - Coreia do Sul x Bandeira - Grécia Grécia
12/06/2010 11h00 Johanesburgo Argentina Bandeira - Argentina x Bandeira - Nigéria Nigéria
17/06/2010 8h30 Johanesburgo Argentina Bandeira - Argentina x Bandeira - Coreia do Sul Coreia do Sul
17/06/2010 11h00 Bloemfontein Grécia Bandeira - Grécia x Bandeira - Nigéria Nigéria
22/06/2010 15h30 Durban Nigéria Bandeira - Nigéria x Bandeira - Coreia do Sul Coreia do Sul
22/06/2010 15h30 Polokwane Grécia Bandeira - Grécia x Bandeira - Argentina Argentina

Grupo C


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Inglaterra - BandeiraInglaterra 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Estados Unidos - BandeiraEstados Unidos 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Argélia - BandeiraArgélia 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Eslovenia - BandeiraEslovênia 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
12/06/2010 15h30 Rustenburg Inglaterra Bandeira - Inglaterra x Bandeira - Estados Unidos Estados Unidos
13/06/2010 8h30 Polokwane Argélia Bandeira - Argélia x Bandeira - Eslovenia Eslovênia
18/06/2010 11h00 Johanesburgo Eslovênia Bandeira - Eslovenia x Bandeira - Estados Unidos Estados Unidos
18/06/2010 15h30 Cidade do Cabo Inglaterra Bandeira - Inglaterra x Bandeira - Argélia Argélia
23/06/2010 11h00 Port Elizabeth Eslovênia Bandeira - Eslovenia x Bandeira - Inglaterra Inglaterra
23/06/2010 11h00 Pretória Estados Unidos Bandeira - Estados Unidos x Bandeira - Argélia Argélia

Grupo D


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Alemanha - BandeiraAlemanha 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Austrália - BandeiraAustrália 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Sérvia - BandeiraSérvia 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Gana - BandeiraGana 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
13/06/2010 11h00 Pretória Sérvia Bandeira - Sérvia x Bandeira - Gana Gana
13/06/2010 15h30 Durban Alemanha Bandeira - Alemanha x Bandeira - Austrália Austrália
18/06/2010 8h30 Port Elizabeth Alemanha Bandeira - Alemanha x Bandeira - Sérvia Sérvia
19/06/2010 11h00 Rustenburg Gana Bandeira - Gana x Bandeira - Austrália Austrália
23/06/2010 15h30 Johanesburgo Gana Bandeira - Gana x Bandeira - Alemanha Alemanha
23/06/2010 15h30 Nelspruit Austrália Bandeira - Austrália x Bandeira - Sérvia Sérvia

Grupo E


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Holanda - BandeiraHolanda 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Dinamarca - BandeiraDinamarca 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Japão - BandeiraJapão 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Camaroes - BandeiraCamarões 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
14/06/2010 8h30 Johanesburgo Holanda Bandeira - Holanda x Bandeira - Dinamarca Dinamarca
14/06/2010 11h00 Bloemfontein Japão Bandeira - Japão x Bandeira - Camaroes Camarões
19/06/2010 8h30 Durban Holanda Bandeira - Holanda x Bandeira - Japão Japão
19/06/2010 15h30 Pretória Camarões Bandeira - Camaroes x Bandeira - Dinamarca Dinamarca
24/06/2010 15h30 Rustenburg Dinamarca Bandeira - Dinamarca x Bandeira - Japão Japão
24/06/2010 15h30 Cidade do Cabo Camarões Bandeira - Camaroes x Bandeira - Holanda Holanda

Grupo F


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Itália - BandeiraItália 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Paraguai - BandeiraParaguai 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Nova Zelândia - BandeiraNova Zelândia 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Eslováquia - BandeiraEslováquia 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
14/06/2010 15h30 Cidade do Cabo Itália Bandeira - Itália x Bandeira - Paraguai Paraguai
15/06/2010 8h30 Rustenburg Nova Zelândia Bandeira - Nova Zelândia x Bandeira - Eslováquia Eslováquia
20/06/2010 8h30 Bloemfontein Eslováquia Bandeira - Eslováquia x Bandeira - Paraguai Paraguai
20/06/2010 11h00 Nelspruit Itália Bandeira - Itália x Bandeira - Nova Zelândia Nova Zelândia
24/06/2010 11h00 Johanesburgo Eslováquia Bandeira - Eslováquia x Bandeira - Itália Itália
24/06/2010 11h00 Polokwane Paraguai Bandeira - Paraguai x Bandeira - Nova Zelândia Nova Zelândia

Grupo G


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Brasil - BandeiraBrasil 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Coreia do Norte - BandeiraCoreia do Norte 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Costa do Marfim - BandeiraCosta do Marfim 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Portugal - BandeiraPortugal 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
15/06/2010 11h00 Port Elizabeth Costa do Marfim Bandeira - Costa do Marfim x Bandeira - Portugal Portugal
15/06/2010 15h30 Johanesburgo Brasil Bandeira - Brasil x Bandeira - Coreia do Norte Coreia do Norte
20/06/2010 15h30 Johanesburgo Brasil Bandeira - Brasil x Bandeira - Costa do Marfim Costa do Marfim
21/06/2010 8h30 Cidade do Cabo Portugal Bandeira - Portugal x Bandeira - Coreia do Norte Coreia do Norte
25/06/2010 11h00 Durban Portugal Bandeira - Portugal x Bandeira - Brasil Brasil
25/06/2010 11h00 Nelspruit Coreia do Norte Bandeira - Coreia do Norte x Bandeira - Costa do Marfim Costa do Marfim

Grupo H


Seleções PG J V E D GP GC SG
1 Espanha - BandeiraEspanha 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Suíça - BandeiraSuíça 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Honduras - BandeiraHonduras 0 0 0 0 0 0 0 0
1 Chile - BandeiraChile 0 0 0 0 0 0 0 0
Data Hora * Local Jogos
16/06/2010 8h30 Nelspruit Honduras Bandeira - Honduras x Bandeira - Chile Chile
16/06/2010 11h00 Durban Espanha Bandeira - Espanha x Bandeira - Suíça Suíça
21/06/2010 11h00 Port Elizabeth Chile Bandeira - Chile x Bandeira - Suíça Suíça
21/06/2010 15h30 Johanesburgo Espanha Bandeira - Espanha x Bandeira - Honduras Honduras
25/06/2010 15h30 Pretória Chile Bandeira - Chile x Bandeira - Espanha Espanha
25/06/2010 15h30 Bloemfontein Suíça Bandeira - Suíça x Bandeira - Honduras Honduras